A Cidade

Localizada em uma das regiões mais desenvolvidas e industrializadas do estado de São Paulo, Piracicaba tem aproximadamente 365.000 habitantes, segundo dados do Censo 2010, e sua economia está historicamente vinculada à produção agrícola e industrial, com destaque para os setores sucroalcooleiro e metal-mecânico.

O parque industrial local é diversificado dele fazem parte indústrias e empresas nacionais e multinacionais. O comércio se apresenta na área central, em corredores comerciais de bairros, centros comerciais e em seu shopping center. Também estão instaladas unidades dos maiores hipermercados conhecidos no Brasil e na Europa.

Importantes instituições de ensino e pesquisa no campo de ciência e tecnologia de alta complexidade, reconhecidas internacionalmente, elevam a cidade à condição de polo de desenvolvimento científico e tecnológico, como a Universidade de São Paulo (Esalq), a Universidade Estadual de Campinas (FOP) e a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), além da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), da Faculdade de Tecnologia do Centro Paula Souza (Fatec),  da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep), da Faculdade Anhanguera, Faculdades Salesianas Dom Bosco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e da ESAMC. Afora as instituições acadêmicas, também merece registro o Centro de Tecnologia Canavieira. O município também configura um importante centro regional de formação profissional, oferecendo grande número de cursos técnicos.

Incluída na principal malha viária do estado de São Paulo, Piracicaba possui interligação rodoviária facilitada à capital e ao Porto de Santos, pelas rodovias Luiz de Queiroz, Bandeirantes e Anhanguera. Seu aeroporto possui condições favoráveis para pouso e decolagem de aeronaves de pequeno e médio portes, inclusive no período noturno.

A qualidade de vida é um dos maiores atrativos do município, haja vista o seu Índice de Desenvolvimento Humano Municipal-IDHM ter conquistado a marca de 0,836 em 2000, caracterizado como “alto desenvolvimento”, segundo classificação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-Pnud, acima da média do estado de São Paulo, que no mesmo período registrou 0,814.

Segundo a Revista Exame, em sua edição nº 25 de 2001, Piracicaba logrou a posição de 32ª melhor cidade do Brasil para investimentos, em razão de sua qualidade de vida e infraestrutura urbana.

Cortada pelo rio de mesmo nome, Piracicaba também é referência em cultura e oferece inúmeras opções de lazer e entretenimento. Teatros, cinemas, galerias de arte, museus, centros culturais, eventos de projeção internacional, como o Salão de Humor e a Bienal Naif, e parques ecológicos garantem diversão de sua população e dos turistas, que têm à sua disposição uma boa rede hoteleira. A famosa Rua do Porto, os restaurantes, cantinas, bares e lanchonetes espalhados pela cidade oferecem qualidade e diversidade na gastronomia.