Crescimento e envelhecimento da população adulta

A população brasileira está cada vez mais velha! E, para os próximos anos, as projeções indicam expressiva modificação no perfil populacional para todo o Brasil, cuja população em 2050 será marcadamente adulta. Piracicaba não só acompanha este fenômeno, como antecipa essa tendência nacional de atingir o pico populacional por volta de 2030/35.

Esta tendência de envelhecimento não está restrita ao Brasil: é um processo progressivo que ocorre nos principais países do Ocidente, resultado da desaceleração do número de filhos por família por um lado, e por outro, do aumento da expectativa de vida, corroborado pelas melhoras da qualidade de vida e assistência à saúde.

Quando observamos, nos gráficos abaixo, os dados dos Censos Demográficos do IBGE do último meio século (1970/1980/1991/2000/2010) referentes a Piracicaba, percebemos uma inversão na pirâmide. Em 1970, há mais jovens na pirâmide, já em 2010 há a percepção que é a população adulta e idosa a mais numerosa, enquanto menos crianças nascem.

 

 

 

 

 

No gráfico abaixo observamos que enquanto a proporção de jovens com até 14 anos apresenta uma tendência constante de queda (25,2% em 2000 contra 18,3% em 2016), a população com 65 anos ou mais cresce ano a ano (6,8% em 2000 contra 10% em 2016).

O ponto de inversão, com mais idosos que jovens, estimado para 2035, traduz-se pelas expectativas de cadência constante de crescimento da população mais velha e uma redução significativa no ritmo do crescimento da parcela mais jovem da população.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Seade, estimativa populacional. Elaboração Ipplap, 2017.

Como podemos perceber nos dois gráficos a seguir, Piracicaba acompanha o ritmo de envelhecimento da população do Estado de São Paulo e do Brasil – menos jovens e mais idosos.

Grupo etário de 0 a 14 anos – Brasil -São Paulo – Piracicaba       Grupo etário de mais de 65 anos de idade

 

 

 

 

Fonte: IBGE/Censos populacionais. Elaboração Ipplap, 2017.

O pico populacional no Brasil está previsto para os anos 2040/2045. Após este ápice, a estimativa é de desaceleração anual do crescimento populacional. Piracicaba segue as tendências do Estado e da União. A perspectiva é que Piracicaba atinja o pico demográfico em meados de 2030/35.

Diante desses dados, é importante dizer que esse novo perfil da sociedade piracicabana exigirá inovadoras e ousadas políticas públicas para que, num futuro próximo, essa parcela da população possa desfrutar da qualidade de vida que a cidade oferece atualmente aos seus habitantes.

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: IBGE e Seade. Elaboração Ipplap, 2017.