Estrutura e Competências

ESTRUTURA

organograma

 

 


COMPETÊNCIAS

CONSELHO DELIBERATIVO ESTRATÉGICO

Estabelecer as diretrizes gerais de atuação do Instituto, apreciar a aprovar seus respectivos Planos de Trabalho, promover o intercâmbio entre as diferentes unidades administrativas da Prefeitura e gerir o planejamento municipal assegurando sinergia entre Poder Público e sociedade civil.

CONSELHO FISCAL

Apreciar o exercício e os balanços fiscais do IPPLAP, examinar e exarar parecer sobre os procedimentos financeiros e contábeis e sobre questões para as quais for chamado a se pronunciar pela Diretoria-Executiva ou pelo Conselho Deliberativo Estratégico.

DIRETORIA-EXECUTIVA

Propor ao Conselho Deliberativo Estratégico o Orçamento e o Programa de Trabalho anuais do IPPLAP; apreciar termos de cooperação, convênios e contratos de prestação de serviços a serem realizados; aprovar a contratação de serviços técnicos especializados de terceiros e manter intercâmbio com agências, órgãos e entidades de outras esferas governamentais, públicas e privadas, concernentes à sua área de atuação.

ASSESSORIA DA PRESIDÊNCIA E DA DIRETORIA EXECUTIVA

Prestar assessoria à Presidência e à Diretoria-Executiva do IPPLAP, oferecendo suporte administrativo, técnico e logístico às atividades desenvolvidas.

GERÊNCIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

Planejar, coordenar e supervisionar as atividades relativas às modalidades de suporte administrativo-financeiro ao funcionamento do IPPLAP; aprovar previamente e encaminhar para aprovação superior balancetes, balanços, prestações de contas e relatórios em geral; propor à Presidência e à Diretoria-Executiva aquisição de bens imóveis do IPPLAP; disciplinar e administrar a comercialização de produtos de estudos e projetos elaborados pelo IPPLAP.

PRESIDÊNCIA

Representar o IPPLAP e apresentar relatórios periódicos ao Prefeito; convocar e presidir as reuniões da Diretoria-Executiva; movimentar com a Gerência Administrativa e Financeira os documentos representativos de valores do IPPLAP; firmar termos de cooperação, convênios e contratos; praticar atos administrativos em geral e expedir regulamentos e instruções de serviços; administrar o IPPLAP, supervisionando e fiscalizando suas atividades.

DIRETORIA DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS, INFORMAÇÕES E DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL

Desenvolver e coordenar as questões relativas ao desenvolvimento socioeconômico, esclarecendo tratar-se de missão duplamente inovadora: primeiro, porque dialoga com a dinâmica da expansão territorial e, segundo, porque incorpora a problemática do desenvolvimento rural, na perspectiva de um planejamento integrado.

DIRETORIA DE PLANEJAMENTO FÍSICO-TERRITORIAL E URBANISMO

Desenvolver e coordenar projetos e propostas afetas ao planejamento urbano, cujos sentidos principais consistem em promover formas democráticas de apropriação da cidade e requalificação de áreas e patrimônios mediante critérios de sustentabilidade.

DEPARTAMENTO DE ANÁLISE ECONÔMICA E SOCIAL

Promover pesquisas, estudos e análises sobre o desempenho da economia local e sobre as condições de vida e o desenvolvimento social.

DEPARTAMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES

Implantar, gerir, sincronizar e manter atualizados os bancos de dados do município.

DEPARTAMENTO DE PROJETOS ESPECIAIS

Propor e desenvolver projetos de intervenção e operações urbanas relacionados à reconversão, à requalificação e à revitalização de áreas estratégicas.

DEPARTAMENTO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO

Gerir o processo de uso e ocupação do solo com base na legislação urbanística, bem como propor sua atualização.

DEPARTAMENTO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Formular e gerir políticas de preservação do patrimônio em sintonia com o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (CODEPAC).

DIVISÃO DE ACERVO E PROCESSOS

Coordenar o acervo documental e gerir os trâmites processuais que mantenham interface cotidiana com os órgãos da Administração direta.

SETOR DE COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Organizar e conduzir os processos de recolhimento e de análise preliminar de dados e informações estatísticas.