Requalificação da Rua do Porto

A primeira intervenção do Projeto Beira-Rio na orla urbana do Piracicaba é a requalificação da Rua do Porto, uma das mais emblemáticas áreas da cidade, concentradora das memórias da pesca e das olarias, do folclore do Divino Espírito Santo e de um lazer gastronômico em expansão. Com aproximadamente 800 metros lineares, a área situa-se no primeiro trecho de desenvolvimento de projetos definidos pelo Plano de Ação Estruturador-PAE, situado entre as pontes do Mirante e do Morato, na margem esquerda do rio Piracicaba.

As intervenções da requalificação da Rua do Porto sintetizam as aspirações levantadas pelo diagnóstico “A cara de Piracicaba” e desenvolvidas pelo PAE: o tratamento da margem como espaço público, a prevalência do pedestre no espaço da cidade, a recuperação do patrimônio histórico e a recomposição da vegetação ciliar.

A intervenção definiu-se basicamente por:

  • • implantação de trilha permeável para pedestre na margem; as enchentes são consideradas pelo Projeto em sua inevitabilidade de fenômeno natural – ainda assim, o nível da trilha foi definido a partir de levantamento de vazões do rio Piracicaba nos últimos 35 anos, que indicou cota atingida pelas águas em 1% dos dias de todo aquele período;
  • • novo desenho e pavimento do Calçadão;
  • • construção de novos deques em substituição aos antigos, irregulares e com distintos padrões construtivos e de segurança; os novos deques, em madeira reflorestada e tanalizada, são assentados sobre pequenos arrimos com superfície em brita e são utilizados pelos restaurantes permissionários;
  • • recomposição da vegetação ciliar a partir de estudo desenvolvido pelo Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal da ESALQ-USP (LERF/ESALQ-USP); foram plantadas 482 novas árvores na Rua do Porto, nativas em sua maioria; o projeto de paisagismo teve neste estudo um norteador importante e definiu espécies de valor cênico e monumental, como as palmeiras nas extremidades do Calçadão, as quais remetem às palmeiras imperiais do Palacete Boyes, do Engenho Central e da Chácara Nazareth;
  • • restauração das três chaminés remanescentes das antigas olarias;
  • • construção de dois blocos de sanitários públicos;
  • • construção de arquibancada de madeira e de vestiários para o campo de futebol, que passa a ter também dimensões oficiais;
  • • melhorias na infraestrutura de drenagem de águas pluviais;
  • • novas iluminações pública e ornamental;
  • • regularização e definição de vagas de estacionamento em nova área com piso permeável em brita e plantio modulado de árvores.

As obras tiveram patrocínio da Petrobrás, num total de R$ 4 milhões, montante que foi recebido e administrado pela OSCIP Pira 21, por meio de parceria com a Prefeitura do Município. A Rua do Porto requalificada foi inaugurada em dezembro de 2004.

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