Ponte Pênsil

A terceira etapa de intervenção do Projeto Beira-Rio corresponde ao trecho da Avenida Beira Rio entre a Casa do Povoador e a Ponte do Mirante.

Esta etapa estrutura-se sobre os mesmos princípios que nortearam as intervenções anteriores, elaboradas à luz do Plano de Ação Estruturador e do diagnóstico “A cara de Piracicaba”.

Novamente aqui, as intervenções deram continuidade ao desenvolvimento de projetos localizados em ambas as margens do rio entre as pontes do Mirante e do Morato, cujas diretrizes, elaboradas à luz do Plano de Ação Estruturador e do diagnóstico “A cara de Piracicaba”, conformam o denominado “Trecho 1 – Beira-Rio/Central” – o primeiro de oito trechos na orla urbana do Piracicaba definidos pelo PAE para desenvolvimentos futuros.

Nesta Etapa as obras compreenderam a transformação da Avenida Beira Rio em via de mão única de direção – com trânsito sentido Ponte do Mirante-Morato -, permitindo o alargamento das calçadas; intervenção paisagística com plantio de espécies nativas; demolição do muro de arrimo e a retirada do aterro que encobrem a Casa do Povoador, permitindo a execução de um largo em frente a esse local.

A totalidade deste trecho continua a seguir as premissas do Projeto, como prevalência do pedestre, com inclusão de piso tátil, recuperação dos patrimônios natural e construído, a manutenção dos usos consolidados, o dado cultural como elemento definidor.

As obras tiveram patrocínio da Petrobrás, num total de R$ 2 milhões com contrapartida de R$ 1,57 milhões da Prefeitura. A idealização e realização foram da Prefeitura e a gestão financeira da Oscip Pira 21.

IMG_7032 JJL_6333 IMG_7033 beirario22maio 145