Amanhã é dia da 5ª Conferência Municipal da Cidade de Piracicaba

 Acontece amanhã (13), a partir das 8h, no armazém da Cultura Maria Dirce de Almeida Camargo, localizado na Estação da Paulista, a 5ª Conferência Municipal da Cidade de Piracicaba.

Com programação extensa, o evento incluirá realização de palestras, grupos de trabalho para discussão dos temas apresentados nas palestras, eleição de delegados para 5ª Conferência Estadual das Cidades e eleição dos representantes da sociedade civil para o Conselho da Cidade.

A participação no evento é aberta ao público em geral que pode se credenciar como observador, mas para ter direito a voz e voto é preciso se credenciar como delegado.

Para ser delegado, o participante tem que ser representante de um dos seguintes segmentos: I – gestores, administradores públicos e legislativo municipal; II- movimentos populares; III – trabalhadores, por suas entidades sindicais; IV – empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano; V – entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais; VI – ONG´s com atuação na área do Desenvolvimento Urbano. É fundamental para realizar o credenciamento a apresentação dos seguintes documentos: cópia do estatuto da entidade representada, devidamente registrado em Cartório; cópia da ata de eleição ou posse da atual direção da entidade representada, devidamente registrada em Cartório; ofício assinado pelo representante legal da entidade dando poderes para representar a mesma na 5ª Conferência Municipal da Cidade de Piracicaba; documento oficial com foto. Cada entidade só terá direito a credenciar um representante como delegado.

 

Um pouco mais sobre a Conferência

A 5ª Conferência Municipal da Cidade tem como foco principal o debate, entre governo e sociedade civil, sobre a implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano – SNDU, cuja criação parte da necessidade de coordenar as ações governamentais (Governo Federal, Estadual e Municipal) relacionadas às políticas urbanas de forma a universalizar o direito à cidade, em especial, o acesso à moradia digna, aos serviços de saneamento ambiental e à mobilidade urbana. Nesta edição o tema proposto para discussão é “QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS: REFORMA URBANA JÁ!”, que será desenvolvido em quatro eixos temáticos.

Para falar sobre os eixos temáticos e também fazer um balanço sobre as Conferências anteriores, a Comissão Preparatória do evento escolheu foram convidados profissionais especialistas nos eixos nacionais estabelecidos. Para falar sobre Participação e controle social no sistema nacional de desenvolvimento urbano – SNDU, o doutor em sociologia Wagner de Melo Romão, que é professor universitário e pesquisa temas relacionados à democracia participativa, à gestão de políticas públicas e às relações entre Estado, governos e sociedade civil. Para versar sobre Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano, a arquiteto e urbanista Daniela Carolina ajudarte, que trabalha na Caixa Econômica Federal e atua nas análises de projetos vinculados às operações de crédito Imobiliário na Gerência de Filial de Desenvolvimento Urbano e Rural de Piracicaba (GIDUR-Piracicaba). Para discorrer sobre Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial, o arquiteto e urbanista Alex Marques Rosa, Secretário de Habitação de Limeira e pesquisador do tema da integração das políticas e ações do poder público.  Para explanar sobre Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade, a mestre em Planejamento Urbano e Regional, Vanessa Gayego Bello Figueiredo.  Para fazer um retrospecto e Avaliação da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Conferências Nacionais, realizadas em 2003, 2005, 2007 e 2009, respectivamente, e atuação do Conselho das Cidades, a mestre em urbanismo Lígia Nerina Rocha Duarte.

 

Eleição do Conselho da Cidade integra a programação da Conferência

A eleição da sociedade civil do Conselho Municipal da Cidade integra a programação da 5ª Conferência Municipal da Cidade de Piracicaba.

O conselho, que é vinculado ao Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba – Ipplap, foi criado por lei em 2006. Sua formação é paritária, sendo 16 membros do governo municipal e 16 da sociedade civil.

Os membros da sociedade civil são distribuídos da seguinte maneira: três representantes dos empresários (um do setor imobiliário, um do setor sucroalcooleiro e um dos demais setores econômicos); seis representantes dos movimentos sociais (três do sindicato de trabalhadores urbanos, um de sindicato de trabalhadores rurais e dois dos movimentos populares ou associações de moradores); três representantes de organizações não governamentais, entidades técnicas ou profissionais e instituições de ensino ou pesquisa; quatro representantes das diferentes unidades de planejamento territorial, incluindo as regiões norte, sul, leste, oeste, centro e a macrozona Rural.

Para participar da eleição, os representantes das entidades devem se credenciar, munidos dos seguintes documentos: cópia do estatuto da entidade representada, devidamente registrado em Cartório; cópia da ata de eleição ou posse da atual direção da entidade representada, devidamente registrada em Cartório; ofício assinado pelo representante legal da entidade dando poderes para representar a mesma no Conselho da Cidade; documento oficial com foto. O credenciamento acontecerá concomitante ao credenciamento da Conferência.

 

Informação importante sobre a documentação para o credenciamento

Conforme explica a Comissão Preparatória do evento, no folder de divulgação da Conferência, caso o representante da entidade participe nas duas eleições poderá apresentar apenas uma cópia do estatuto e uma cópia da ata (comum para as duas eleições); apresentar documento oficial com foto e dois ofícios: um para representar a entidade na 5ª Conferência Municipal da Cidade de Piracicaba e outro para representar a entidade no Conselho da Cidade.

 

Confira a programação completa do evento:

LOCAL: Armazém da Cultura Maria Dirce de Almeida Camargo – Avenida Doutor Paulo de Moraes, 1580, Centro Piracicaba – SP

 

PAUTA DA 5ª CONFERÊNCIA DA CIDADE:

8h Credenciamento dos delegados e observadores e café
9h Composição da mesa diretora e palavra de abertura do Prefeito Municipal de Piracicaba
9h30 Avaliação da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Conferências Nacionais, realizadas em 2003, 2005, 2007 e 2009, respectivamente, e atuação do Conselho das Cidades
10h Exposição dos palestrantes sobre o temário da 5ª Conferência Municipal da Cidade de Piracicaba “QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS: REFORMA URBANA JÁ!”, baseado nos 4 eixos estruturantes. São eles:
1. Participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano – SNDU
2. Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano – FNDU
3. Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial
4. Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade
12h Almoço
13h30 Acordamento
14h Reunião dos grupos temáticos com o respectivo palestrante do eixo e escolha das propostas
15h15 Reunião plenária para exposição de todas as propostas
16h30 Eleição dos delegados
18h Lanche
19h Eleição dos novos membros representantes da Sociedade Civil do Conselho da Cidade
20h15 Posse dos novos membros e encerramento

 

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076