Propostas para o Engenho Central 1982-2003

Jamais faltaram propostas de intervenção para o imponente conjunto representado pelos diversos pavilhões do Engenho Central. Estas propostas variavam muito, tanto quanto ao programa de necessidades definido, quanto à relação que estabeleciam entre a preservação do conjunto edificado existente e a propositura de novas edificações.

Oscar Niemeyer foi o precursor das propostas nos idos de 1970. Contratado pela Prefeitura, sua proposta, apresentada em 1982, consistia na demolição de praticamente todos os edifícios existentes, preservando-se apenas os antigos pavilhões da refinaria e da fábrica, respectivamente os edifícios 7A e 7B, bem como a antiga sede administrativa. O espaço seria ocupado por um conjunto de novos edifícios projetados por Niemeyer para sede dos diversos órgãos da administração municipal. A intervenção proposta pelo arquiteto previa ainda a construção de uma nova ponte aproximadamente à altura do Largo dos Pescadores, conectando as duas margens.

Em 1990, o escritório Battagliesi & Carvalho Arquitetos Associados, contratado pela administração municipal, elaborou o “Programa Básico de Ocupação e Uso do Engenho Central”. A proposta previa a conversão do espaço com a implantação de equipamentos recreativos, culturais e de lazer.

Em 1994 o arquiteto Carlos Bratke apresentou um estudo arquitetônico para o complexo, denominado “Projeto Engenho de Piracicaba”, voltada ao aproveitamento das estruturas existentes e à implantação de novos edifícios nas áreas desocupadas. A proposta visava constituir um novo centro comercial e empresarial nessa área, contando com centro de convenções, auditórios, hotel e edifícios de escritórios. Previa-se que os edifícios tombados do Engenho seriam utilizados como um complexo de convenções e exposições, notadamente agropecuárias.

Em 2002 foi realizado novo estudo, destinado à implantação de um Museu de Ciência e Tecnologia, para o qual foi constituída equipe multidisciplinar para sua elaboração. Esse estudo serviu de base ao desenvolvimento e integrou a proposta coordenada pelo Ipplap ao longo de 2004.