Cadus 7 – Macrorregiões Satélites de Piracicaba

Número de páginas: 75

Ano: 2014

Sinopse: Em termos gerais, Macrorregião é um conceito abstrato, que se situa entre as divisões socioespaciais macrozona (rural e urbana) e zoneamento –
cuja funcionalidade cabe apenas na área urbana, que subdivide o território conforme ao uso e ocupação do solo, segundo a legislação municipal de cada município.
A figura jurídica da Macrorregião serve, antes de tudo, para identificar vocações e similaridades entre os bairros que a compõe. Verificaremos adiante que o desenho das Macrorregiões não se pauta pelos limites de bairro e/ou região, estando além da divisão geográfica, essa figura tende a retratar as capacidades e aptidões dessas grandes porções territoriais, semelhanças que aproximam.
Nesse sentido, o poder público terá seu trabalho direcionado e dinamizado, não somente para as grandes áreas urbana e rural, mas com essa nova ferramenta, terá a capacidade de estudar e identificar nas localidades que compõe cada Macrorregião, fatores que podem ser otimizados e estendidos para todos daquela centralidade.
Macrorregiões é um ponto de partida para que se mude o conceito de se compreender as várias áreas da cidade e pensar o planejamento ordenado e coordenado.
Uma das grandes vantagens de Piracicaba ter seu território dividido em Macrorregiões é o fato de o município contratar um estudo de desenvolvimento próprio para cada Macrorregião. Esse conceito inverte de forma muito apropriada uma lógica secular que perdura até hoje, isto é, pensar a cidade como um conjunto de situações semelhantes, o que na realidade são problemas e soluções complemente diferentes de uma região para outra, de uma Macrorregião para outra.
Dividindo o município por Macrorregiões, a Prefeitura Municipal consegue contratar até dez estudos simultaneamente, um estudo específico para cada uma das Macrorregiões, pelo simples fato delas serem diferentes entre si.

Download do Arquivo