Participação do IPPLAP no XXIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – ENCOB 2022 em Foz do Iguaçu/PR.

Entre 22 a 26 de agosto de 2022, em Foz do Iguaçu – Paraná, foi realizado “O maior evento de Água do Brasil”, conforme divulgado pela organização do XXIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – ENCOB; sob a pauta básica da gestão da água como responsabilidade de todos. Onde participaram mais de 3.000 pessoas em apresentações de casos, inovações, trabalhos científicos, rodas de conversas e troca de experiências.

Além da intensa cobertura da mídia já publicada, se observa o ponto de vista da participação do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba – IPPLAP, através de seu diretor executivo de estudos sócios-econômicos, informações e desenvolvimento urbano e rural Sr. Fabio Tadeu Lazzerini e com o apoio do diretor presidente Sr. José Luiz Guidotti Junior.

Inicialmente, vale citar a importância que se faz ao planejamento nas políticas e nas governanças sustentáveis dos recursos hídricos. Sendo os planos de recursos hídricos de bacia hidrográfica, instrumentos de referência na base técnica, negociação, pactuação e diretrizes para a gestão; subdivididos em 8 Agendas=  .vermelha: transporte; .marrom: saneamento básico, urbano e rural; .laranja: agropecuária; .azul: recursos hídricos; .amarela: geração de energia; .lilás: pesca e turismo; .verde: conservação e educação ambiental; .cinza: indústria, termoeletricidade e mineração (conforme apresentação do Sr. Sergio Ayrimoraes – Coordenador da Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA).

Realizada no dia 24/08 durante a Roda de Diálogo ao tema “Planejamento, regulação e financiamento dos recursos hídricos”; onde também participaram a Sra. Adriana Lustosa da Costa – Coordenadora Geral de Planejamento e Política de Recursos Hídricos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério de Desenvolvimento Regional, o Sr. Luciano Santos Tavares Almeida – Prefeito Municipal de Piracicaba, dentre outras autoridades.

Algumas regiões de Estados como: Minas Gerais, Paraná e especialmente São Paulo; demonstram realizações de maiores portes, com resultados avançados e bem sucedidos; além da organização estrutural dos comitês. Diante do pioneirismo do Estado de São Paulo, desde 1991, atualmente com 22 Comitês e 3 Agencias de Bacias Hidrográficas; também se acompanhou o simultâneo “Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas”.

Donde se resume as vantagens e dificuldades das ações das Agências dos Comitês de Bacias Hidrográficas e como atuais maiores desafios da demanda hídrica: a Intensidade de comunicações e as particularidades regionais; sendo recomendações principais: a água como pauta das agendas políticas de governança e no diálogo com toda sociedade. E não podendo deixar de aí destacar a participação observada do nosso Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – CBH-PCJ.

Assim, de acordo com os objetivos do desenvolvimento sustentável – ODS e com base na Nova Agenda Urbana – ONU/HABITAT 2022, norteadores atuais principais do IPPLAP; a atenção ao planejamento sustentável dos recursos hídricos parece seguir as mesmas premissas e os riscos ambientais hídricos urbanos (escassez, enchente, saneamento e vulnerabilidade social) são prioridades básicas.

Ivens de Oliveira, Fabio Lazzerini, André Navarro e Sérgio Razera

Fabio Lazzerini – IPPLAP