Prefeito assina convênio com Estado para construção do Parque Linear Santa Fé


O parque será construído às margens da Ribeirão do Enxofre

Piracicaba, 03 de julho de 2014 – O Prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, acompanhado do diretor-presidente do Ipplap, Lauro Pinotti, esteve nesta tarde, no Palácio dos Bandeirantes, para assinatura de contrato para liberação de recursos para construção de Parque Linear às margens do Ribeirão do Enxofre – etapa Santa Fé, que será feito na altura dos loteamentos Santa Fé, Jardim Novo Horizonte e Sant’ana. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin.
O prefeito Gabriel Ferrato, após assinar o convênio, disse que “é um passo muito importante no trabalho de preservação de áreas de preservação permanente e na implantação de parques lineares. No caso do Parque Santa Fé deverão ser geradas atividades aos moradores do entorno, que terão à disposição campos de futebol, espaços de convivência e educação ambiental. Este é o segundo parque que implanto na minha gestão, o primeiro foi o Itapocu. Espero que, se possível, implantar outros.”
Para a secretária da Justiça, Eloisa Arruda, “é um motivo de grande felicidade ver que os recursos do FID (Fundo de Interesses Difusos) podem ser empregados em obras de tão grande significado para a população”.
Com a assintaura, Piracicaba será beneficiada com verba de R$ 3 milhões para execução de parque linear. O financiamento, a fundo perdido, é originário do do Fundo de Interesses Difusos, vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania. O dinheiro será enviado em três parcelas.
O projeto do parque linear, credenciado para receber o dinheiro do FID, foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba – Ipplap e inclui execução de parque linear, com construção de praça da cidadania com galpão multiuso, ciclovia conjugada com pista de caminhada, três estações de lazer próximos a cada um dos loteamentos, horta comunitária, viveiro de mudas florestais nativas, restauração florestal e monitoramento de APP (área de preservação permanente). A contrapartida, de 10% da Prefeitura, cercará mata nativa da área.
Segundo o diretor-presidente do Ipplap, Lauro Pinotti, a intenção de desenvolver o projeto naquela área “é preservar aquele importante manancial, além de proporcionar uma área de lazer para a comunidade”.
O Fundo de Interesses Difusos tem a finalidade, conforme está divulgado no sítio da Secretaria, “de financiar projetos que tenham como objetivo a preservação e reparação de danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, ao patrimônio histórico, turístico e paisagístico, visando o atendimento da coletividade e não de um grupo específico”.
Pelo último edital para apresentação de projetos, aberto em agosto de 2013 e encerrado em outubro do mesmo ano, foram inscritos 240 projetos, resultando na seleção de 120, dos quais 20 foram aprovados até o momento. Os recursos do FID acumulados em 2014 são de R$ 127 milhões.

Raio x da obra

PRAÇA DA CIDADANIA: GALPÃO MULTIUSO
CICLOVIA CONJUGADA COM PISTA DE CAMINHADA
ESTAÇÃO DO LAZER – I
ESTAÇÃO DO LAZER – II
ESTAÇÃO DO LAZER – III
HORTA COMUNITÁRIA
IMPLANTAÇÃO DE VIVEIRO DE MUDAS FLORESTAIS NATIVAS
RESTAURAÇÃO FLORESTAL E MONITORAMENTO DE APP
INFRA-ESTRUTURA P/ IMPLANTAÇÃO DE VIVEIRO DE MUDAS

Centro de Comunicação Social
Sabrina Rodrigues Bologna: 31076