Presidente do Ipplap visitará vereadores para apresentar Plano Diretor

Visitas serão feitas de forma individualizada em todos os gabinetes

Piracicaba, 03 de setembro de 2013 – O Diretor-Presidente do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba – Ipplap, Lauro Pinotti, inicia amanhã (04) visitas individualizadas aos gabinetes dos vereadores de Piracicaba para apresentação dos estudos e diretrizes para a revisão dos Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano e de Mobilidade e também para o Plano de Parques e Microcentralidades.
A intenção, segundo Pinotti, é incluir na revisão dos Planos o ingrediente participativo e por isso várias ações já estão em andamento. “Nossa intenção é ir ao povo e também aos seus representantes . O Plano Diretor precisa ser o mais participativo possível. Por isso, além dos nove encontros realizados na primeira rodada de Fóruns Abertos, ocorrida em agosto, também já fomos apresentar o projeto ao Ministério Público e agora realizaremos estes encontros individualizados com os vereadores. Queremos ouvir suas sugestões e suas manifestações a respeito do que entra na pauta da revisão”.
A discussão de revisão do Plano Diretor foi iniciada em maio, com a nomeação por Decreto de Comissões formadas por Secretários Municipais e Funcionários da Prefeitura e posterior encontro das comissões. Em agosto, o Ipplap abriu uma primeira rodada de Fóruns Abertos para a discussão dos Planos. Os encontros aconteceram no anfiteatro do Centro Cívico da Prefeitura e por três semanas abordaram a revisão dos Planos Diretores de Desenvolvimento e Mobilidade e também os Planos de Parques e Microcentralidades. A memória dos Fóruns pode ser acessada no sítio da autarquia (www.ipplap.com.br).
O processo de publicização dos estudos e diretrizes para a revisão que já estão em andamento prossegue agora com as visitas aos vereadores e ao Ministério Público. Em outubro, o Ipplap realizará uma nova rodada de Fóruns em que toda a população será convidada a participar.
Pinotti elencou alguns pontos que estarão incluídos em sua apresentação e explicou que pretende pedir aos vereadores que discutam em suas bases as propostas.
Confira abaixo os temas a serem explanados pelo Ipplap aos vereadores.
1. Diretrizes importantes para os planos diretores municipais pós Estatuto da Cidade;
2. Identificação do Município de Piracicaba para a revisão do Macrozoneamento;
3. Identificação da Zona de Transição Urbano-Rural;
4. Identificação de quatro microbacias potenciais produtoras de água para o Município: Congonhal, Marins Paredão Vermelho e Tamandupá;
5. Identificação dos vetores de crescimento e desenvolvimento urbano com a projeção do traçado de fechamento do anel viário, projeção do Satélite de Transição Urbano-Rural Volta Grande, projeção do Satélite de Desenvolvimento Urbano Sustentável da Conceição/Tupi, projeção do Satélite de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Interesse Social do Itaperu/Ártemis, projeção da Zona de Zeladoria de Paisagem e Patrimônio Cultural Trentino-Tirolês, projeção da Zona de Zeladoria de Paisagem e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Monte Alegre, projeção da Zona de Zeladoria de Paisagem e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Rua do Porto, e projeção da Zona Institucional para a implantação do Parque da capital física do Aglomerado Urbano de Piracicaba;
6. Diretrizes importantes para a revisão do Plano Diretor de Mobilidade;
7. Diretrizes importantes para o desenvolvimento de sistemas integrados de Parques Lineares e Microcentralidades
8. Diretrizes importantes para o desenvolvimento do Sistema Integrado de Mobilidade Urbana, contendo sistema viário, sistema cicloviário, sistema ferroviário/VLT/monotrilho, sistema rodoviário/hidroviário de transporte coletivo, sistema peatonal, etc.;
9. Sistema integrado de operações urbanas consorciadas;
10. Mapa de fatores e fatos geradores para o cálculo de valores de outorgas onerosas e tributação em zonas urbanas e rurais.

Centro de Comunicação Social/Sabrina Rodrigues Bologna: 31076